Sunday, June 23, 2013

O CRAQUE DO POVO TALVEZ NÃO ESTEJA NO FUTEBOL

um pescador francês sendo confundido

com este pecador
 
aRTE tERMINAL: hIERONYMUS bOSCH
 

O FUTEBOL É O ÓPIO DO POVO.

Criei esta máxima na época da ditadura militar, que usava o futebol descaradamente (na época do "tri" - "noventa milhões em ação" (o que é a inflação: isso era a população do Brasil, e parecia enorme), "gol, gol, gol, gol, gol", "por pouco, pouco, muito pouco, pouco, mesmo", e outras futebobagens) para manipular a plebe. A consequência lógica era "Brasil, ame-o ou deixe-o" - querendo dizer: todo bom brasileiro deve amar, temer e servir à ditadura, ou ser desaparecido.

Mas as manifestações deste junho de 2013 - não chega a ser um maio de 68, mas já é alguma coisa - parecem mostrar que alguma coisa está mudando.

É uma péssima notícia para a M*** que governa o mundo, através da indústria do escapismo da sociedade do espetáculo. ("Eles querem é escapismo", dizia MICHAEL JACKSON, em "THIS IS IT". "SOCIEDADE DO ESPETÁCULO" é um conceito de GUY DEBORD.) Nem todo o mundo está completamente alienado.

O jornal inglês "THE INDEPENDENT" parece ter acertado na mosca (o que me lembra o "Pêcheur à la Mouche Sèche", do Robert Doisneau - confesso que confundo "pescador" com "pecador", em francês; uma confissão não muito católica; eu poderia pecar e confessar que estava pescando). Há quem seja suficientemente inteligente para querer hospitais e escolas, em vez de pão e circo.

O craque do povo talvez não esteja no futebol.

 * * *
 
DEPOIS que escrevi esta posta, descobri este texto no sítio MEMORIAL GLOBO, da REDE GLOBO, que transcrevo por uma questão de metodologia científica (copiar/colar), como se ensina nas nossas universidades:
 
 CURIOSIDADES
- Durante o governo militar, foram promovidas campanhas ufanistas com slogans como Brasil, ame-o ou deixe-o e canções como Eu te amo, meu Brasil, Esse é um país que vai para frente... A música Pra frente Brasil, composta por Miguel Gustavo, e que foi o tema de abertura dos jogos transmitidos diretamente do México, dizia: “Noventa milhões em ação/ Pra frente Brasil do meu coração/ De repente é aquela corrente pra frente/ Parece que todo o Brasil deu a mão/ Todos ligados na mesma emoção/ Todos juntos vamos, pra frente Brasil/ Salve a seleção!”.
 
A fonte, sonora e fria, como diria o poeta (VICENTE DE CARVALHO - do tempo em que se liam boas cosinhas nos colégios):

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.